Medo, auto sabotagem e a importância da gestão das emoções!


lu seluque luciana seluque Medo, auto sabotagem e a importância da gestão das emoções!
Olá!
Recentemente eu li um artigo na Scientific American que falava sobre as razões da auto sabotagem onde a psicóloga Ellen Hendriksen resume essa condição dizendo que ao invés de olharmos e atirarmos para as estrelas, nós olhamos e atiramos diretamente para o nosso pé e nos impedimos de seguir em direção ao sonho ou plano estabelecido.

A auto sabotagem basicamente está relacionada ao medo e à crenças limitantes!
Arrisco dizer que Charles Chaplin estava pensando sobre isso quando afirmou que a vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

Nosso querido Ayrton Sena comenta que o medo faz parte da vida da gente. Que algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras (acho que estou entre elas) aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação. E reforça a ideia dizendo que o medo o fascina!

Sartre afirma que todos os homens têm medo, salienta que quem não tem medo não é normal e termina o pensamento dizendo que isso nada tem a ver com coragem!!

O medo e a auto sabotagem são aniquiladoras de sonhos e objetivos!

O auto boicote é bastante comum, está presente no dia a dia das pessoas em maior e menor grau e o motivo é diferente para cada um, pois está ligado a nossa história de vida. É um processo geralmente inconsciente e muitas vezes se projeta a responsabilidade ou culpa em uma situação exterior.

Mas por que repetimos os mesmos erros e nos auto sabotamos?

Por que muitas vezes resistimos ao novo e mantemos comportamentos antigos mesmo que isso resulte em decepção, insatisfação, angústia e tristeza?

Uma pessoa que se auto boicota normalmente é alguém que conheceu muitas dificuldades e que já se levantou e “reconstruiu” diversas vezes. Pode-se dizer que uma pessoa que se auto boicota sabe o significado exato da palavra dor!

Baseado nessa afirmação, vale ressaltar que o fato de termos vivido experiências desagradáveis e doloridas no passado não significa necessariamente que as viveremos no futuro.

As nossas experiências de vida não nos definem e muito menos nos rotulam!

Nossas experiências, boas ou más, nos ajudam a aprender e crescer. É no enfrentamento dos obstáculos que nos tornamos fortes!

O segredo está em como reagimos frente ao novo, aos desafios e as dificuldades da vida. Sêneca diz que as coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos fatos reais.

Não podemos permitir que experiências ruins se tornem em crenças limitantes e nos impeçam de enxergar a vida de forma clara e objetiva. As crenças limitantes normalmente estão relacionadas a ideias como: “não tenho valor”, “não sou amado”, “não posso ser feliz”, “não consigo aprender”, “não posso ter sucesso”, entre outras.

A procrastinação, a busca de conforto na comida, em remédios, álcool, são alguns exemplos de auto sabotagem.

Mas como sair desse ciclo emocional, inconsciente e danoso?

Josie Conti diz que é necessário que o homem saiba o real motivo de suas escolhas para não retroalimentar ciclos e mais ciclos de auto sabotagem emocional.

O autoconhecimento é uma ótima forma para identificarmos esses processos inconscientes e encontrarmos caminhos alternativos para reduzir a auto sabotagem. Ter “bons olhos”, analisar as circunstâncias da vida de forma positiva, tolerar a frustração, perdoar-se, desenvolver resiliência, ser persistente perante as adversidades, também contribuem para romper o ciclo da auto sabotagem.

Augusto Cury diz que sem a gestão das emoções ricos se tornam miseráveis, casais começam seus relacionamentos no céu do afeto e terminam no inferno dos atritos. Sem gestão da emoção profissionais sabotam a sua eficiência!

Precisamos aprender a fazer a gestão das nossas emoções e a encontrar equilíbrio entre mente e coração!! Esquecer o passado, viver o presente, planejar o futuro...

Convido você hoje a sair da toca, a viver e a voltar a sonhar! Vamos juntos?

Paz e bem,
Lu Seluque

Siga meus canais! 👍
👉Luciana Seluque Page  https://www.facebook.com/controledossentimentosegestaodasemocoes/
👉Blog https://www.lucianaseluque.com/
👉Radio da Lu https://radiodaluseluque.blogspot.com/
👉SoundCloud (Podcasts) https://lnkd.in/dcNvxtM
👉YouTube (Luciana Seluque) https://goo.gl/k1xSVy
👉Newsletter https://goo.gl/xFxH4F   
👉e-book gratuito | Comunicação https://lnkd.in/d_KF4Yq




Sabe qual o caminho da alta performance?

Sabe qual o caminho da alta performance?
Autoconhecimento e gestão das emoções. Este é o caminho para o sucesso profissional!! Augusto Cury diz que sem a gestão das emoções ricos se tornam miseráveis, casais começam seus relacionamentos no céu do afeto e terminam no inferno dos atritos. Sem gestão da emoção profissionais sabotam a sua eficiência! Precisamos aprender a fazer a gestão das nossas emoções e a encontrar equilíbrio entre mente e coração!! Vamos juntos nesta caminhada??

Postagens mais visitadas!!