PROBLEMAS E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL!

Luciana Seluque Problemas e Inteligência Emocional comportamento soft skills #luseluque

Reclamações, pensamentos negativos e baixa autoestima podem contaminar a nossa mente e dificultar a nossa análise crítica no sentido de encontrar a melhor alternativa para conduzir nossas reações e comportamentos adequadamente.




Problemas, quem nunca? Benjamin Franklin comenta que viver é enfrentar um problema atrás do outro!
Problemas podem estar relacionados a expectativas, a questões de saúde,  podem ser de ordem emocional, comportamental, profissional, familiar, financeira, entre outros.

A pergunta de um milhão é: Como resolvê-los?

O objetivo desse texto não é tratar de temas mais graves ou patológicos, estes devem ser tratados por especialistas da psicologia e psiquiatria, mas em como a Inteligência Emocional pode cooperar a resolver os problemas corriqueiros da vida.

Como a Inteligência Emocional pode nos ajudar a canalizar e ajustar melhor nossas emoções e sentimentos para que a gente possa sobreviver aos desafios da vida e a superar nossos momentos de dificuldade e crise?

O filósofo René Descartes afirma que não existem métodos fáceis para resolver problemas!

Pegando o gancho dessa afirmação eu digo que não tenho a pretensão de entregar uma “receita de bolo” ou uma “solução mágica” sobre como solucionar problemas, mas o sincero desejo de motivar pessoas a lidar com suas questões de forma mais saudável.

Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie) de São Paulo comenta que ambientes estressantes despertam emoções ruins!

Em outras palavras, nossos momentos de crise podem servir de gatilho ou estímulo interno para trazer emoções com as quais não lidamos muito bem.

Reclamações, pensamentos negativos e baixa autoestima podem contaminar a nossa mente e dificultar a nossa análise crítica no sentido de encontrar a melhor alternativa para conduzir nossas reações e comportamentos adequadamente.

É aqui que entra a Inteligência Emocional!

Través do autoconhecimento podemos identificar de forma mais apropriada os gatilhos mentais, conhecer nossas forças, fraquezas, compreender o motivo real das frustrações, descontentamentos, ansiedades e a construir um olhar mais positivo sobre as dificuldades da vida.

A Inteligência Emocional nos ajuda a ter “sentimentos elásticos”!

Stephen Little, professor da The School of Life, comenta que a capacidade de aceitar uma crise e vivenciar esse momento vai diferenciar uma pessoa que passa por um momento difícil e consegue subtrair algo positivo, daquela que apenas atravessa a tempestade.

Através da Inteligência Emocional nós conseguimos ser mais resilientes, positivos, confiantes, fortes e determinados.

Termino o texto de hoje com o pensamento completo do Benjamin Franklin que diz: Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença!

Paz e bem,
Lu Seluque


DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação