COMO DIZER A VERDADE SEM FERIR PESSOAS?


Luciana Seluque, Verdade, Inteligência Emocional, Comportamento, Mentira

Falar a verdade é uma qualidade, um exercício diário valoroso e eu arrisco dizer que optar pela verdade é libertador! Prefira a verdade! Falar a verdade é sempre a melhor opção!


Escrevi este texto no 2º semestre de 2019, na época ainda não imaginávamos que em poucos meses viveríamos uma terrível pandemia. A motivação para escrever este texto era uma conversa que eu havia tido com um autista através do Twitter. Lembro de ter sido uma experiência bastante diferente, de certa forma um pouco desconfortável e ambígua onde minhas ideias foram várias vezes confrontadas. Entretanto, ele foi gentil e me motivou a pesquisar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na época a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimava que no mundo 1 em cada 160 crianças estava dentro  do espectro autista. Atualmente, conforme última análise do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), se fala em 1 a cada 36 crianças.

Aprendi muitas coisas desde então, e hoje posso afirmar que minha vida não é mais a mesma, ou melhor, eu não sou mais a mesma pessoa. Ironicamente o destino "me estapeou" e fez com que eu fosse confrontada não somente por aquele autista, mas pela a minha própria existência.

Existem 3 níveis de autismo onde o nível 3 é o mais severo e o nível 1 o mais leve e, de acordo com o CDC, o número de pessoas com autismo severo é de 26,7%, o que significa que 73,3% dos autistas vivem de forma bastante independente, autônoma, e necessitam de pouco suporte. 

Como o autismo nível 1 é muito difícil de ser diagnosticado a escocesa National Autistic Society (NAS) alerta que existe uma "geração invisível" de adultos com autismo no mundo. Inclusive, eu já ouvi que a cada 10 autistas adultos, somente 1 tem consciência sobre a sua real condição.

Esses “autistas invisíveis”, que não foram diagnosticados na infância, podem sofrer de ansiedade, depressão, exaustão emocional, trauma complexo, entre outras comorbidades psiquiátricas, pelo simples fato de não entenderem a causa raiz de algumas dificuldades sociais que enfrentam.

Considerando o espectro, uma característica interessante da  maioria dos autistas é a dificuldade com a mentira; não significa que autistas não mentem, ou que sejam mais "ingênuos", mas que percebem e sentem o mundo de forma diferente onde a autenticidade e a baixa tolerância à mentira imperam. Isso significa que devido à sua peculiar forma de observarem as relações sociais, autistas tem muita dificuldade para falar até mesmo as mentiras sociais que são facilmente aceitas, as “mentiras brancas”, ou as omissões de informações tão comuns entre os neurotípicos.

O escritor Oscar Wilde comenta que a finalidade do mentiroso é simplesmente fascinar, deliciar e proporcionar regozijo. Ele é o fundamento da sociedade civilizada.

Já Nelson Rodrigues, escritor e jornalista brasileiro, tem uma frase famosa onde ele diz: mintam por misericórdia!

Tendo dito isso, eu reflito sobre a dificuldade que autistas tem para viver em uma sociedade onde a mentira se faz necessária.

A indagação que tenho é: será mesmo? Será mesmo necessário criarmos um mundo ilusório, ou omitirmos fatos, para conseguirmos viver em sociedade?

Quero crer que não! Inclusive eu acredito que optar por ser verdadeiro melhora a nossa qualidade de vida, pois diminui o estresse e permite que nossa consciência fique mais tranquila.

Entretanto, será que existe uma forma mais branda para falarmos a verdade sem ferir as pessoas ou destruir nossos relacionamentos?

O poeta Henry David Thoreau afirma que são necessárias duas pessoas para falar a verdade, uma para falar, e outra para ouvir.

Baseado nessa afirmação eu sugiro 8 Dicas para ajudar você a refletir sobre como dizer a verdade evitando magoar, ferir ou desgastar seus relacionamentos, são elas:

Seja sincero
Sinceridade, lealdade, autenticidade, genuinidade são características positivas e descrevem o caráter de uma pessoa. Reflita!

Exprima respeito
Mostre respeito e consideração com o próximo em tudo o que você for realizar na vida. Sempre!

Demonstre empatia
Seja sensível, sem preconceitos ou julgamentos. Use e abuse da sua empatia.

Expresse-se com clareza
A assertividade na comunicação é uma constante necessária, quase mandatória.

Use palavras construtivas e positivas
O uso de frases ou palavras positivas ajudam a fazer com que o seu cérebro entre em um estado de relaxamento durante situações adversas. Esbanje!

Tenha disposição para ouvir
Poucas pessoas sabem ou tem disposição para ouvir; fique atento a isso. A escuta ativa ou afetiva faz parte de uma comunicação saudável. Ouça mais e fale menos.

Identifique os aspectos positivos da situação
Os conflitos em sua maioria têm um lado positivo. Identificar os aspectos positivos de uma situação é importante. Busque tirar algo de positivo de qualquer conflito, aprenda com as questões e opiniões levantadas. Entenda que nós podemos crescer, amadurecer e sair melhor dos conflitos que vivemos; tudo vai depender de como reagimos a eles.

Não assuma que sabe o que o outro pensa, sente ou viveu
Dê a outra pessoa o benefício da dúvida, não faça conjecturas. Não leve tudo para o lado pessoal. Veja o lado bom e as qualidades que a outra pessoa tem.

Caminhando para o final do texto, em 2019 eu uso duas afirmações, uma do filósofo Roger Scruton e outra de Jesus Cristo, entretanto nesta minha atualização eu vou terminar com a parte de uma música do Chico César que foi gravada em 2008 em parceria com Dominguinhos.

O filósofo Roger Scruton, falecido em janeiro de 2020,  argumenta que quando a verdade não pode se tornar conhecida em palavras, ela se torna conhecida em ações!

Acredito que falar a verdade seja uma qualidade, um exercício diário valoroso e baseado na frase de Jesus Cristo onde ele afirma que “conhecereis a verdade e a verdade os libertará” eu arrisco dizer que optar pela verdade é libertador!

Entretanto, como vivemos neste "obscuro mundo", onde a mentira é incentivada eu termino esse texto com parte da música "Deus me Proteja" que, na verdade, é quase que uma oração, que diz: 

"Deus me proteja de mim
E da maldade de gente boa
Da bondade da pessoa ruim
Deus me governe e guarde, ilumine e zele assim"

Prefira a verdade! Falar a verdade é sempre a melhor opção!

Paz e bem,

Lu Seluque

Quer saber mais sobre isso? Fale comigo!

GOSTOU? CURTA, COMENTE E COMPARTILHE! 
AJUDE A DIVULGAR! 😊😍




DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação