NETWORKING E EMPREGABILIDADE 4.0


lu seluque luciana seluque Networking e empregabilidade 4.0

networking é a arte de desenvolver relacionamentos de propósito! Para isso precisamos nos manter ativos, saudáveis, produtivos e relacionáveis!
Deve ser feito de forma natural, autêntica e sincera. É simplesmente conversar com pessoas, dividir experiências, interesses, manter relações de livre e espontânea vontade a fim de atingir objetivos.


Hoje desejo falar sobre uma técnica que aprendi chamada Técnica COISA e como isso pode ajudar a fomentar nosso networking e empregabilidade em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, o tal “mundo VUCA”.

Considerando que o ambiente VUCA é formado por frequentes mudanças e altos níveis de pressão, o termo empregabilidade supera a cosmovisão da capacitação técnica e do capital intelectual trazendo para esse contexto outras necessidades como: saúde física, mental e espiritual, comportamento, atitude, idoneidade, autoconhecimento, resiliência, domínio próprio e habilidades interpessoais. 

A empregabilidade 4.0 está ligada à nossa capacidade de prestar serviços, administrar conflitos, interagir com pessoas, gerar benefícios e valor!

Em adição a isso tem o conceito de capital social que está diretamente ligado ao networking que não é realizado com troca cartões, rápidos encontros, redes sociais ou quando se necessita de alguma ajuda, mas do genuíno interesse pelas pessoas!

É preciso estabelecer relações, desenvolver vínculos afetivos, compartilhar interesses e informações com outras pessoas.

José Augusto Minarelli diz que networking é um conjunto de atitudes e procedimentos de convivência, cooperação e conjugação de informações e recursos, com o objetivo de obter algo para um ou mais membros de uma rede. Complementa dizendo que em termos pragmáticos, fazer networking é cultivar a rede de relacionamentos, assumindo que vivemos em rede, que somos todos conectados e que estamos em interdependência.

networking é a arte de desenvolver relacionamentos de propósito! Para isso precisamos nos manter ativos, saudáveis, produtivos e relacionáveis!

Deve ser feito de forma natural, autêntica e sincera. É simplesmente conversar com pessoas, dividir experiências, interesses, manter relações de livre e espontânea vontade a fim de atingir objetivos.

O momento certo para o networking é sempre!

Ele deve ser realizado e cultivado de forma técnica, idônea, sincera e muitas vezes irá trazer resultado para um terceiro, não necessariamente para você.

É sobre isso que trata a Técnica COISA desenvolvida pelo José Augusto Minarelli!

“Quando você precisa de coisas, peça coisas para as pessoas que possam lhe dar as coisas, para o que você precisa.” 

A ideia basicamente é de que as pessoas gostam de se sentir importantes e úteis! Pessoas gostam de dar Conselhos, Orientações, Informações, Sugestões, facilitar Aproximações e, se consultadas da maneira certa, tendem a oferecer o melhor que podem dar. O simples “Quero ouvir você” é uma abordagem eficiente para aproximar-se das pessoas de sua rede.

Não esqueça de ser útil e colocar-se a disposição! Ajudar de forma verdadeira, estar disponível para ouvir e dar atenção são ótimas maneiras para mostrar o seu interesse em fortalecer seus relacionamentos profissionais e pessoais.

O networking deve durar por toda a sua vida e, se por acaso, você não receber retorno quando solicitar ajuda, mantenha-se forte, focado, esperançoso, motivado e não se permita abater. Lembre que o networking é feito entre pessoas, que muitas vezes não recebemos o que desejamos e que isso é normal e aceitável, pois nem sempre as pessoas podem nos ajudar da maneira e no tempo que precisamos.

Amor, perdão, paciência, tolerância e perseverança são fundamentais nesse processo!

Paz e bem,
Lu Seluque


DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação