COMO ENGAJAR EQUIPES DESMOTIVADAS?

Como engajar equipes desmotivadas? lu seluque luciana seluque engajamento motivação inteligência emocional

Pessoas automotivadas naturalmente são engajadas, comprometidas, determinadas e resilientes. Muitas vezes não estão satisfeitas com o seu salário ou com o ambiente profissional que estão inseridas, mas ficam firmes em seus valores e encontram alternativas para manter-se focadas em seus objetivos.


Esta semana ministrei aula de Gestão da Qualidade para uma turma de MBA e entre vários tópicos falamos sobre a metodologia 8D, desenvolvida pela Ford, que nada mais é do que uma metodologia de resolução de problemas projetada para encontrar a causa raiz de um defeito, planejar ações de contenção de curto prazo e implementar soluções de longo prazo para evitar problemas recorrentes.
 
O último passo dessa metodologia prevê o reconhecimento do time e foi bastante interessante ouvir de um dos alunos que as organizações estimulam a aplicação do 8D, mas que , na prática, os gestores adotam o “7D”, pois esquecem a etapa do reconhecimento.
 
Fiz algumas piadas para tentar manter o interesse pela classe pelo assunto, mas confesso que é dolorido ouvir esse tipo de feedback.
 
O filósofo Mário Sérgio Cortella afirma que o salário não é a principal fonte de insatisfação e desmotivação, mas a ausência de reconhecimento!
 
Em seu livro “Por Que Fazemos O Que Fazemos” Cortella comenta que as pessoas almejarem atividades que proporcionem satisfação pessoal, reforça a importância do reconhecimento individual e da equipe e afirma que ser “mais uma peça do jogo” é um grande fardo nos tempos atuais.
 
Falta de confiança nas decisões gerenciais, falta de comunicação e transparência, micro gerenciamento, sentimento de subutilização, falta de perspectiva de progressão na carreira, carga de trabalho não gerenciável e ambiente de trabalho inadequado são outros fatores que podem criar desengajamento.
 
Falta de foco, mudança geral no humor e comportamento, comentários ou observações impróprias, "distanciamento" dos colegas, pausas, ausências ou tempo longe da mesa aumentados e maior tempo para começar a trabalhar depois de chegar ao escritório são sinais de alerta de que um funcionário está desengajado.
 
Pessoas automotivadas naturalmente são engajadas, comprometidas, determinadas e resilientes. Muitas vezes não estão satisfeitas com o seu salário ou com o ambiente profissional que estão inseridas, mas ficam firmes em seus valores e encontram alternativas para manter-se focadas em seus objetivos.
 
O mundo corporativo ideal é formado por pessoas automotivadas, mas o que fazer quando temos em nossas mãos uma equipe desmotivada?
 
O que podemos fazer para influenciar e melhorar a motivação e o engajamento?
 
Demostrar empatia, compaixão, cordialidade, interesse genuíno pelo indivíduo e pela equipe, comunicar-se de forma simples, transparente e objetiva, praticar a escuta ativa, construir um ambiente de confiança, estabelecer metas claras, oferecer novos desafios, flexibilidade no trabalho e incentivos adicionais como treinamentos são algumas ações que fomentam engajamento.
 
Vale lembrar que não existe uma “formula mágica” para motivar e engajar pessoas, entretanto acreditar no valor do fator humano dentro das organizações e entender a importância de inspirar e reconhecer os colaboradores são fatores críticos de sucesso!
 
Paz e bem.
 
Lu Seluque

DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação