AMIZADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL!






Lu Seluque, Amizade e Inteligência Emocional, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal

Considerando que pessoas precisam de pessoas e que empresas são formadas por pessoas como podemos ressaltar a importância da amizade e dos relacionamentos interpessoais dentro das corporações? 
Como construir bons relacionamentos em nossa vida profissional?


Victor Hugo, com imensa sabedoria, explana que todo o inferno está contido em uma única palavra: solidão!

 

Cícero comenta que dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade; ele complementa o pensamento dizendo que é na maturidade da idade e do espírito que encontramos a sua plena irradiação.

 

Já Amyr Klink, com muita determinação, afirma que quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.

 

Considerando que pessoas precisam de pessoas e que empresas são formadas por pessoas como podemos ressaltar a importância da amizade e dos relacionamentos interpessoais dentro das corporações? Como construir bons relacionamentos em nossa vida profissional?

 

Em um artigo de 20 de junho de 2018 a Portal Administradores comenta que o ser humano dispõe de vários tipos de personalidades, sentimentos, e emoções distintas e que cabe ao líder o papel importante de identificar as emoções de cada colaborador, e controlá-las de forma saudável e eficaz, para não gerar conflitos e problemas que atrapalhem o desempenho e o relacionamento da equipe.

 

De acordo com Daniel Goleman, através da Inteligência Emocional conseguimos identificar nossos próprios sentimentos e os dos outros e gerenciar as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos.

 

Ele explica e classifica a Inteligência Emocional através de cinco pilares ou competências socioemocionais que são: autoconhecimento, controle emocional, automotivação, empatia e habilidades sociais e, esta última competência, nada mais é do que a habilidade e facilidade que uma pessoa tem com seus relacionamentos interpessoais.

 

De forma prática, como podemos melhorar nossos relacionamentos interpessoais na vida profissional?

 

Entenda que a atitude positiva é essencial para construir bons relacionamentos!

 

Tendo dito isso, seja humilde, educado, paciente, gentil, cultive a empatia, o respeito, a confiança e a colaboração.

 

Tenha interesse genuíno pelos seus colegas de trabalho e aprenda a separar as questões profissionais das pessoais.

 

Lembre que a comunicação é uma via de mão dupla, então pratique a escuta ativa. Não se exalte, não eleve a voz, esforce-se para aceitar opiniões contrárias a sua e não oprima seus colegas através da sua influência.

 

Evite os confrontos diretos, lembrando que “quando um não quer, dois não brigam”!

 

Por fim, fique alerta, porque da mesma forma que as plantas, os relacionamentos interpessoais e as amizades precisam de cuidado diário. Vale a pena o esforço!!

 

Paz e bem,

Lu Seluque

 

Quer saber mais sobre isso? Fale comigo! 


DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação