HOME OFFICE, PRESENTE OU CASTIGO?

Luciana Seluque, Comportamento, Anywhere Office, Flexibilidade

O Home Office não é novidade, mas para muitos ainda não é uma realidade e quer você goste ou não, o Home Office se intensificará e muitos já falam, inclusive, em Anywhere Office como a grande tendência para o futuro do trabalho! Assustou? Calma!


Caso o Home Office se torne algo permanente para você, qual a seria sua sensação? Você estaria no grupo de pessoas que acha o Home Office um “presente” ou no grupo que acha um “castigo”?

Pessoalmente gosto muito da ideia do Anywhere Office! Tenho a sensação de poder atuar com maior autonomia e a percepção de que a organização me vê como uma profissional madura, capaz e responsável. Entretanto acredito que existam alguns paradigmas ou mitos, sobre o Home Office que devam ser quebrados assim como dicas importantes para tornar esta atividade mais “amigável” e “palatável”!

Apesar de apreciar eu tenho consciência de que trabalhar em casa não é nada fácil e lembro de ter interagido com gestores da “velha guarda” que não acreditam no Home Office, pois pensam que perdem o controle do time ou de um colaborador específico. Infelizmente ainda existem gestores que mesmo de longe desejam fiscalizar seus times e penso que se esses líderes não mudarem sua cosmovisão sobre o futuro do trabalho eles “terão seus dias contados”.

Mudar a cosmovisão significa mudar a visão de mundo de uma pessoa, uma cultura, crenças enraizadas, desfazer mitos, quebrar os conhecidos paradigmas e, no que diz respeito ao Home Office, acredito que os principais mitos são:
https://8dicasdaluseluque.blogspot.com/2020/06/8-mitos-sobre-o-home-office.html

1.           O home office é fácil e tranquilo,
2.           As reuniões não funcionam,
3.           Perde-se produtividade e foco,
4.           Não se desliga nunca do trabalho,
5.           Dificulta a interação das equipes,
6.           Não tem hora certa para trabalhar,
7.           Aumenta problemas de comunicação,
8.           Não há como trabalhar com crianças em casa.

As dicas que posso dar e que acredito que podem ajudar para sermos mais diligentes, eficientes e produtivos no home office são:

1.     Evite distrações,
2.     Crie novos hábitos,
3.     Estabeleça uma rotina,
4.     Afaste-se das redes sociais,
5.     Esforce-se para ser disciplinado,
6.     Planeje sua agenda no dia anterior,
7.     Faça acordos com seus familiares,
8.     Faça as tarefas mais difíceis primeiro.

Caminho para o final deste texto lembrando que atualmente fala-se muito sobre Agilidade e Gestão Ágil que, na realidade, significa flexibilidade e, como diz o Osman Khan, co-fundador e CEO da Paddle 8, a flexibilidade oferece uma tremenda melhoria de produtividade!

Nosso momento é de inovação, aperfeiçoamento, aprendizado, reestruturação, resiliência, flexibilidade, adaptabilidade e colaboração. Mude a sua visão de mundo. Ajuste seus comportamentos. Seja forte, não desista. Reinvente-se!

Paz e bem,
Lu Seluque


Quer saber mais sobre isso? Fale comigo!

GOSTOU? CURTA, COMENTE E COMPARTILHE! 
AJUDE A DIVULGAR! 😊😍



DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação