O AUTOCONHECIMENTO E AS VÁRIAS FACETAS DO SER HUMANO!

Luciana Seluque, Inteligência Emocional, Comportamento, Luz

Somos únicos, preciosos e resistentes como um diamante! Somos repletos de facetas, capazes de atuar de formas diferentes de acordo com cada situação. Somos “soft”, somos “hard”, somos tudo isso junto e misturado. Somos um sistema solar em busca de equilíbrio, de amor e de luz.

Em 2017, durante o curso da AFIGP (Academia de Formação de Instrutores de Gerenciamento de Projetos), tive o privilégio de participar de aulas sobre coach e aprender sobre as Atitudes Anímicas onde o pensar, o sentir e o querer são considerados ferramentas da alma!

 

As Sete Atitudes Anímicas foram inspiradas nos deuses da mitologia greco-romana dando nome e vida humana aos planetas onde Lua, Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno e Sol representam o arquétipo planetário. Cada planeta tem uma personalidade e característica própria e estão em torno do sol que representa o equilíbrio ou a busca pelo equilíbrio. Dentro desta visão de coach o “sistema solar” está relacionado ao ser humano e às suas diversas facetas!

 

Para temperar e motivar ainda mais minhas inquietações, assisti a uma palestra que falava sobre Propósito e como ilustração foi apresentado um diamante, uma gema única, rara, preciosa, um mineral de alta resistência, lapidado e repleto de faces!

 

Esses conceitos em adição à algumas experiências que recentemente fui exposta me motivaram a pensar sobre as minhas atitudes, comportamento, relações interpessoais e visão de mundo.

 

Normalmente me descrevem como “mãezona”, “soft”, “boazinha”, ou coisas do gênero. Mas se vocês perguntarem para meus irmãos ou para algumas pessoas específicas a resposta será algo similar a: “Luciana é brava, exigente, durona, detalhista e difícil”.

 

“Soft” ou “hard”?  Antagônico não? 

 

Tem um pensamento de Agostinho de Hipona que eu gosto muito que fala ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.

 

Paulo de Tarso diz que deve existir fé, esperança e amor, mas que o maior desses sentimentos deve ser o amor!

 

Acho que esse é o segredo, a grande “sacada”. Somos únicos, preciosos e resistentes como um diamante! Somos repletos de facetas, capazes de atuar de formas diferentes de acordo com cada situação. Somos “soft”, somos “hard”, somos tudo isso junto e misturado. Somos um sistema solar em busca de equilíbrio, de amor e de luz.

 

Esse é o convite que tenho para você hoje, busque o seu autoconhecimento, o equilíbrio, esforce-se para fazer tudo com amor, seja grato, seja diferente, seja luz!

 

Paz e bem,

Lu Seluque

 

Quer saber mais sobre isso? Fale comigo! 

DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação