COMO GERIR NOSSAS EMOÇÕES EM TEMPOS DE CRISE?

Como gerir nossas emoções em tempos de crise? Luciana Seluque Comportamento SoftSkills Inteligência Emocional Atitude Gestão

Enfrentar o fracasso, superar a dor da decepção, ter uma atitude positiva em momentos de necessidade, escassez e dificuldade não é tarefa fácil. Demanda maturidade, controle, equilíbrio emocional, resiliência e atitude positiva.



A Organização Mundial de Saúde, em fevereiro de 2017, estimou que o número de pessoas que vivem com depressão aumentou mais de 18% entre 2005 e 2015. Estudos promovidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a Depressão será a doença mais comum dentre todas as enfermidades até 2030.

Essa informação motivou-me a refletir sobre o conceito de gratidão e sobre uma forma efetiva de desenvolver essa cosmovisão principalmente em momentos de crise. As perguntas que vieram à minha mente foram:

  • Como enfrentar desafios?
  • Como lidar com o fracasso?
  • Como aceitar perdas?
  • Como manter o ânimo quando tudo aparentemente dá errado?
  • Como gerenciar nossas emoções de forma a encontrar felicidade em situações adversas?

Para mim todas as respostas, de uma forma ou de outra, culminam na palavra gratidão!

A palavra gratidão vem do latim gratitudo e descreve uma característica, uma particularidade de uma pessoa que é grata. É a ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por um benefício recebido.

Pode-se afirmar que gratidão é um sentimento digno e nobre, pois carrega consigo múltiplos sentimentos como amor, fidelidade, amizade, empatia e generosidade.

Honoré de Balzac comenta que a gratidão perfuma as grandes almas!

Enfrentar o fracasso, superar a dor da decepção, ter uma atitude positiva em momentos de necessidade, escassez e dificuldade não é tarefa fácil. Demanda maturidade, controle, equilíbrio emocional, resiliência e atitude positiva.

O sentimento de gratidão estimula a atitude positiva, melhora o ânimo, o humor, reduz o stress e o pessimismo.

Uma pessoa grata normalmente é otimista, foca no “lado cheio do copo”, não perde tempo olhando para uma situação desfavorável, pois entende que a maioria das questões que enfrentamos na vida são circunstanciais e podem, em muitos aspectos, serem vividas como uma oportunidade de aprendizado.

O escritor John Miller afirma que a felicidade está diretamente ligada a profundidade da gratidão.

Já Albert Clarke comenta que nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes.

Costumo dizer que gratidão e felicidade caminham lado a lado. A gratidão é uma atitude que pode ser cultivada e desenvolvida, é uma escolha diária que leva a felicidade!

Termino o texto de hoje com um pensamento de William Shakespeare que diz:

“Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos!”


Paz e bem.
Lu Seluque

DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação