A EPIDEMIA DO ESTRESSE, DA SOLIDÃO E DA DEPRESSÃO NO TRABALHO!


A epidemia do estresse, da solidão e da depressão no trabalho! Luciana Seluque Comportamento SoftSkills Inteligência Emocional Atitude Gestão


Mais de 40% dos adultos na América relatam sentir-se sozinhos, e que o número de pessoas que relatam ter um confidente próximo tem diminuído nas últimas décadas. 
No local de trabalho, muitos funcionários e em grande parte CEO`s, dizem que se sentem solitários em sua função.



O estudo internacional Collaborative Outcomes study on Health and Functioning during Infection Times (COH-FIT), em seus resultados iniciais, mostra que mais de 40% das pessoas está sofrendo com o aumento expressivo do estresse. Este estudo (COH-FIT) é o mais extenso a avaliar os impactos da pandemia na saúde global das pessoas, e está sendo aplicado em 148 países, incluindo o Brasil.

Estudos promovidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a Depressão será a doença mais comum dentre todas as enfermidades até 2030. 

No Brasil, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, apenas em 2013, mais de 61 mil pessoas tiveram que se afastar e recorrer ao auxílio-doença por serem diagnosticados com estágios avançados de depressão.

Em um artigo de 01 de março de 2018 a Harward Business Review afirma que a solidão é uma crescente epidemia de saúde, que vivemos na era mais conectada na história da civilização, do ponto de vista técnico, mas que as taxas de solidão duplicaram desde a década de 1980. 

O artigo comenta que mais de 40% dos adultos na América relatam sentir-se sozinhos, e que o número de pessoas que relatam ter um confidente próximo tem diminuído nas últimas décadas. No local de trabalho, muitos funcionários e em grande parte CEO`s, dizem que se sentem solitários em sua função.

A solidão pode causar estresse que em níveis prolongados ou crônicos pode gerar o aparecimento de doenças como diabetes, depressão, obesidade, entre outras.

Situações adversas, frustrações, sensação da perda de controle e eventos traumáticos podem motivar uma vida solitária, o estresse e a depressão tanto em nossa vida pessoal quanto profissional.

Victor Hugo diz que todo o inferno está contido nesta única palavra: solidão!

As perguntas que surgem à minha mente são:
  • Como lidar com a solidão?
  • Como administrar o estresse gerado pelo mundo dinâmico, volátil e agressivo das organizações (o mundo VUCA / BANI)?
  • Como trabalhar com a depressão que nos adoece e, em muitos casos, nos leva à morte?

Algumas possíveis alternativas que, a meu ver, podem mitigar essas circunstâncias e suavizar o impacto da solidão e estresse estão ligadas a forma que construímos a nossa cosmovisão, ou seja, ao nosso propósito de vida, ao autoconhecimento, à gestão de nossas emoções, à atitude positiva e à resiliência.

Em adição a isso, vale ressaltar a importância de criarmos conexões fortes, saudáveis e de qualidade tanto em nossa vida pessoal quanto profissional!

Amyr Klink diz que quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só!

Vivek H. Murthy, doutor do Corpo Comissionado de Serviços de Saúde Pública dos Estados Unidos, comenta que o mundo sofre de uma epidemia de solidão. Ele destaca que se não pudermos reconstruir conexões sociais fortes e autênticas, no local de trabalho e na sociedade, continuaremos nos afastando. Se não nos unirmos para enfrentar os grandes desafios que temos diante de nós, ficaremos cada um no seu canto, com raiva, sozinhos e doentes!

Frank Lloyd Wright diz que o presente é a sombra que se move separando o ontem do amanhã e que nele repousa a esperança.

Termino o texto de hoje com o pensamento de Paulo de Tarso dizendo que é necessário que exista a fé, a esperança e o amor, porém o maior destes três deve ser sempre o amor. Que a gente possa desenvolver uma cosmovisão positiva que nos ajude a encontrar em nossa vida pessoal e profissional alegria, satisfação, equilíbrio, esperança e amor!

Paz e bem,
Lu Seluque

DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação