quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Quem não se comunica se trumbica!

lu seluque Quem não se comunica se trumbica!
Olá!
Recentemente conversei com um amigo durante um café e ouvi uma história que tocou profundamente minha mente, coração e motivou a minha reflexão.

Ele comentava sobre alguns relacionamentos que teve durante a vida e em certo momento contou uma história sobre um desencontro, um projeto de vida que havia sido cancelado.

Era uma história de amor que poderia ter um final feliz se não tivesse sido minada e implodida por falhas na comunicação.

Existia amor, desejo, vontade de construir uma vida juntos, mas com o tempo o casal se perdeu envolvido em seus problemas e a melhor solução era a separação. Depois de alguns meses separados houve um encontro que iria definir o futuro de ambos e durante a conversa a moça pergunta para o meu amigo: o que você deseja?

Ele desejava reconstruir o relacionamento, existia amor e o sonho de “envelhecer junto”, mas para o meu espanto ele respondeu: desejo manter um relacionamento sem grandes vínculos e compromissos!

Chocada olhei para ele e perguntei: por que você fez isso?

Ele baixou a cabeça e entristecido respondeu: acreditei que era essa a resposta que ela esperava ouvir de mim...

O que dizer sobre uma situação como essa?

Esse acontecimento me motivou a refletir sobre o valor da comunicação seja no mundo dos negócios, em nossos projetos profissionais ou pessoais.

Kim Heldman diz que 90% do trabalho do Gerente de Projetos é comunicação; mesmo assim as estatísticas mostram que as maiores causas de falhas e retrabalhos em projetos estão relacionadas a má comunicação.

Sabemos que a mensagem emitida deve ser clara, objetiva, pragmática e direcionada para que os propósitos do projeto ou de uma atividade específica sejam alcançados. 

Entendemos sobre a importância de emitir uma mensagem com amor, respeito, firmeza e controle.

Temos ciência sobre o valor do feedback e da escuta ativa que deve ser sensível às necessidades outro.

Compreendemos que existem mensagens, interesses e necessidades que não são ditos abertamente por nossos stakeholders, mas que devemos fazer um esforço extra para escutar e entender as pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas no projeto.

Constantemente somos lembrados sobre a importância da comunicação verbal e não verbal, sobre os ruídos que existem dentro do processo de comunicação e sobre as técnicas para que a comunicação seja eficaz.

E aí a pergunta de um milhão surge, por que apesar de dominarmos todos esses conceitos ainda falhamos tanto em nossa comunicação?

Por que não conseguimos gerir a comunicação em nossos projetos profissionais e pessoais de forma apropriada?

Por que nossos projetos ainda falham, causam retrabalho e muitos são até mesmo cancelados por problemas de comunicação?

Mário Quintana com sua sensibilidade afirma que não há nada que substitua a comunicação direta.

William White explana que falamos muito, mas não ouvimos; que o grande problema da comunicação é a ilusão de que nós nos comunicamos.

Peter Drucker comenta que o mais importante na comunicação é entender o que não foi dito.

Com sabedoria Salomão fala que a boca fala sobre o que está no coração.

Para mim a resposta está no autoconhecimento, na disciplina, na prática e no exercício do amor. Se você se conhece, tem ciência sobre seus princípios e valores, reconhece suas necessidades, sabe onde deseja chegar, e entende a importância sobre o amor ao próximo, seja em seus projetos pessoais ou profissionais você terá condições de comunicar-se de forma satisfatória.

Comunicar-se bem é um exercício, uma prática diária, exige esforço, atenção e disciplina. Vale a pena o esforço!

E como dizia o maior comunicador brasileiro, o Chacrinha, quem não se comunica se trumbica!

Paz e bem,
Lu Seluque

Siga meus canais! 👍
👉Luciana Seluque Page  https://www.facebook.com/controledossentimentosegestaodasemocoes/
👉Blog https://www.lucianaseluque.com/
👉Radio da Lu https://radiodaluseluque.blogspot.com/
👉SoundCloud (Podcasts) https://lnkd.in/dcNvxtM
👉YouTube (Luciana Seluque) https://goo.gl/k1xSVy
👉Newsletter https://goo.gl/xFxH4F   
👉e-book gratuito | Comunicação https://lnkd.in/d_KF4Yq

#luseluque #comportamento #counseling #softskills #emotionalintelligence  #personaldevelopment 

Sabe qual o caminho da alta performance?

Sabe qual o caminho da alta performance?
Autoconhecimento e gestão das emoções. Este é o caminho para o sucesso profissional!! Augusto Cury diz que sem a gestão das emoções ricos se tornam miseráveis, casais começam seus relacionamentos no céu do afeto e terminam no inferno dos atritos. Sem gestão da emoção profissionais sabotam a sua eficiência! Precisamos aprender a fazer a gestão das nossas emoções e a encontrar equilíbrio entre mente e coração!! Vamos juntos nesta caminhada??