Estudar e trabalhar duro são fatores críticos de sucesso!
É esperado que boas organizações busquem formas para capacitar o seu capital humano, a fim de potencializar o conhecimento e o desempenho de seus funcionários, mas nós não podemos “descansar” e esperar que a motivação para a formação contínua venha das empresas e dos gestores.
Olá! Quem me conhece um pouco mais sabe sobre o prazer que tenho com plantas e flores. Moro em uma chácara e por conta disso tento cultivar a maior diversidade de plantas que posso, inclusive tenho um orquidário com mais de 100 orquídeas. Um dia estudarei paisagismo, assim como desejo estudar barismo, enologia e outras “delícias”.
O desafio de cultivar orquídeas de diferentes espécies é imenso! A maioria gosta dos vasos de cerâmica, mas as phalaenopsis desidratam neles e as minhas ultimamente apresentavam sinais de desidratação.
Busquei ajuda no “santo google” e encontrei um vídeo que orientava sobre a importância de permitir que a planta respirasse, em outras palavras, a necessidade da branda e constante ventilação para tentar reproduzir um ambiente mais “natural”, pois quando na natureza, orquídeas se beneficiam da brisa e utilizam essa “troca” para manter-se saudáveis e hidratadas.
Essa experiência motivou-me a refletir sobre a importância de investirmos em nossa “formação contínua”, trocar informações, estudar e desenvolver competências que contribuam de alguma forma para a nossa capacitação pessoal e profissional.
É esperado que boas organizações busquem formas para capacitar o seu capital humano, a fim de potencializar o conhecimento e o desempenho de seus funcionários, mas nós não podemos “descansar” e esperar que a motivação para a formação contínua venha das empresas e dos gestores.
Acredito que cabe ao indivíduo a maior responsabilidade sobre o seu desenvolvimento e contínuo aprendizado, pois somos autores e protagonistas da nossa própria história!
Sócrates diz que o homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar.
Augusto Cury comenta que um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. E termina o pensamento dizendo: Invista em sua inteligência. Estude!
Napoleon Hill em seu livro “Think and Grow Rich” afirma que quanto mais trabalhamos, mais bem-sucedido nos tornamos.
Estudar e trabalhar duro são fatores críticos de sucesso!
Reconhecer a importância da formação e capacitação contínua ajuda a alcançar nossos próprios objetivos. É um processo que demanda tempo e recursos, financeiros inclusive, mas que pode proporcionar resultados nunca antes imaginados.
Assim como as orquídeas, permita-se “respirar novos ares” e nunca pare de estudar! Este é um ótimo caminho para manter-se saudável, feliz, motivado e confiante.
Paz e bem,
Lu Seluque
Quer saber mais sobre isso? Fale comigo! 👍
GOSTOU? CURTA, COMENTE, COMPARTILHE! AJUDE A DIVULGAR! 😊😍
#carreira #educacaocorporativa #mentoria #aconselhamento #inteligenciaemocional #desenvolvimentopessoal #gestao #comportamento #projetos #engenharia #career #corporateeducation #mentoring #counseling #emotionalintelligence #softskills #personaldevelopment #managementskills #projects #engineering #dicasluseluque #treinamentosluseluque #citacoesluseluque #textosluseluque #luseluque