A COLABORAÇÃO E O SUCESSO DOS PROJETOS!



Acredito que o segredo do sucesso do trabalho em equipe está no propósito de vida, na motivação pessoal, na disposição em ajudar, na genuína empatia, tolerância, respeito, perdão e amor ao próximo.


Sabemos que o capital humano é o que move a empresa e que a gestão de pessoas nas organizações é fundamental, desafiadora e significativa.

Entendemos que as competências técnicas do profissional são mandatórias e que a cada dia as competências comportamentais estão sendo mais valorizadas.

Há muito se fala sobre a vantagem do trabalho em equipe, que nada mais é do que um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo e que, de forma ideal, dão apoio umas as outras.

Hoje desejo falar sobre colaboração, ou melhor, sobre a atitude colaborativa no trabalho em equipe para o sucesso dos projetos.

A palavra colaboração deriva do latim com e laborare e significa trabalho em conjunto.

Eu gosto muito de um pensamento do Michael Jordan que diz: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

Mas por que é tão complicado o processo de conscientização das pessoas? 

Por que é tão difícil trabalhar em equipe? Por que a gestão de pessoas é tão delicada?

Penso que a resposta está no fato do processo ser realizado por seres humanos mortais e pecadores. Somos egoístas, infelizmente!

Acredito que o segredo do sucesso do trabalho em equipe está no propósito de vida, na motivação pessoal, na disposição em ajudar, na genuína empatia, tolerância, respeito, perdão e amor ao próximo.

Vale ressaltar que atitude colaborativa produz benefício para a equipe, projeto, corporação e humanidade!

Ela reduz o tempo de execução de tarefas, aumenta a capacidade de solução de problemas, fomenta a criatividade, incentiva a inovação e produz satisfação aos envolvidos.

Pessoas que entendem a o valor da confiança compartilham livremente seus conhecimentos e são mais abertas para contribuir com desempenho da equipe.

Essa visão motiva a pessoa a ir além do que é esperado, facilita o engajamento do time e cria uma inteligência coletiva.

Termino o texto com a dica do Augusto Cury sobre felicidade: “Se quiser sobreviver e ser feliz, você precisa treinar, trabalhar e viver em equipe.”

Desejo que a atitude colaborativa possa ser uma verdade em nossas vidas e que exista prazer em ajudarmos uns aos outros.

Paz e bem.

Lu Seluque

DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação