Crise, desconforto e crescimento!



Luciana Seluque, crise, determinação, motivação, comportamento, inteligência emocional

Olá!
Dizem que orquidofilos precisam ser detalhistas, observadores e sensíveis para perceber o que uma orquídea necessita sem que ela precise “dizer". Essas características são natas em mim, acho que essa é uma das razões da minha facilidade com essas plantas que são únicas e cheias de personalidade!

Eu costumo dizer que as orquídeas se assemelham a nós em vários aspectos como diversidade, força, fragilidade, originalidade, determinação e assim como para nós, as raízes das orquídeas são muito importantes.
Raízes proporcionam estrutura, essência e saúde!

Uma vez ouvi uma frase em uma das reuniões de orquidofilos que participei que dizia:

“Pode existir orquídea sem folha, mas não existe orquídea sem raiz, se existir é porque você já a matou”!

Recentemente estava observando minhas phalaenopsis e pensando o que eu poderia fazer para o motivar o crescimento de suas raízes sem usar adubo orgânico ou composto químico. A minha questão estava em como motivar o crescimento da raiz de forma natural?

Fiz algumas pesquisas na internet e encontrei um vídeo que ensinava uma técnica bastante interessante. A estratégia para motivar o desenvolvimento da raiz de forma espontânea era criar desconforto para a planta.

De forma instintiva, a planta busca construir um ambiente estável onde ela possa sentir conforto e segurança. Por conta disso, a orientação era deixar a planta solta no vaso, criar uma “crise” para que a planta sentisse desconforto, insegurança, necessidade de crescer e, como consequência, motivar o desenvolvimento de raízes.

Interessante, não? Pois é...

O que mais surpreende é perceber o quanto somos parecidos com as orquídeas.
Existe a máxima que diz que são nos momentos de crises que as grandes oportunidades aparecem.

Não sei se esse princípio se aplica de forma positiva para todas as pessoas, mas é certo que, se nossos olhos forem bons e olharmos para as circunstâncias de forma positiva os períodos de crises irão proporcionar crescimento e desenvolvimento para a nossa vida!

Albert Einstein afirma que crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência! Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um!

Já Augusto Cury comenta que um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude!

Esse é o meu desejo hoje. Desejo motivar que nossos olhos sejam bons, que nossa visão seja otimista, que a gente possa optar por estudar, crescer, desenvolver e entender que podemos encontrar o nosso melhor em períodos de crise. Esforce-se!

Paz e bem.
Lu Seluque

Siga meus canais! 👍


DIVIRTA-SE COM MEUS TEXTOS ANTERIORES!

E-book gratuito | Comunicação